APR
Análise preliminar de risco - APR
A APR visa a diminuição das chances de que esse risco influencie diretamente a saúde ou segurança do trabalhador.
Só é possível implementar ações que minimizem os riscos, uma vez que se conhece quais são esses riscos em sua totalidade. Isso porque, a solução de um risco, pode representar o agravamento de outro, se não forem estudados em conjunto.
Através da APR, o profissional estará resguardado de todos os riscos pertinentes à sua função. É feito então um mapa de risco que indica quais etapas de quais funções apresentam quais riscos.
Quanto às medidas preventivas, frequentemente estão inclusos os EPI’s (Equipamento de Proteção Individual). Dependendo do porte da empresa e das operações realizadas, podem haver também EPC’s (Equipamento de Proteção Coletiva).
Portanto, é importante, além de emitir o APR, instaurar uma política interna de segurança, a fim de instruir corretamente os funcionários quanto ao uso dos EPI’s e o cumprimento das normas de segurança propostas pelos especialistas.
A APR é uma etapa inicial para dar continuidade a outras ferramentas e métodos de prevenção na segurança do trabalho, mas é uma das mais importantes medidas.